Retomando a ideia inicial do blog e partindo da postagem "Quem sou e mais detalhes [...]", resolvi fazer uma postagem direta hoje, isto é, falando diretamente em primeira pessoa com meus amigos e leitores.
O assunto que quero tratar hoje é uma tentativa de reforçar a importância do trabalho do advogado previdenciário para a obtenção de benefícios perante o INSS.
Bom, atualmente, temos percebido um forte movimento do INSS para a virtualização dos processos previdenciários e isso vem acontecendo em diversos outros ramos da vida jurídica. No caso específico do INSS, o Meu INSS tem tomado cada vez mais força na medida em que amplia e facilita cada vez mais o acesso de qualquer pessoa a uma série de serviços e informações sobre sua vida previdenciária.
Essa facilitação de acesso aos sistemas muitas das vezes gera a falsa impressão de que está ocorrendo uma facilitação de concessão dos benefícios e assim sendo, o que percebo é que na grande maioria dos casos previdenciários, as pessoas tentam obter benefícios previdenciários por si sós, sem nenhum tipo de apoio jurídico e, portanto, sem nenhum auxílio por advogado, somente vindo a procurar auxílio quando tem seus pedidos iniciais negados pelo INSS ou mais do que isso, quando tem seus pedidos negados por inúmeras vezes.
O fato do INSS negar inicialmente um pedido, a princípio pode parecer não ser relevante e, em verdade, por lei não deveria ser vinculante digamos assim, mas implicitamente sabemos que a negativa inicial a um pedido perante o INSS vai com certeza dificultar novos pedidos na via administrativa, fazendo com que em muitos casos a única alternativa restante seja a via judicial.
O que quero dizer com tudo isso, é que o auxílio do advogado desde o primeiro pedido perante o INSS é indispensável, pois embora o INSS tenha a obrigação de solicitar informações e documentos faltantes para a análise do pedido por meio de solicitações de cumprimento de exigências, na prática isso nem sempre ocorre e em alguns casos até ocorre mas a pessoa que iniciou o pedido sem nenhum tipo de auxílio ou orientação, não sabe bem como cumprir a exigência ou não tem todos os documentos solicitados em mãos e nem mesmo consegue obtê-los.
A direta que quero deixar bem clara aqui nessa postagem é: o advogado previdenciário tem que ser visto como um grande amigo. Essa é uma ideia que desde o inicio do blog venho defendendo, ou seja, mais do que somente exercer a minha profissão com dedicação e atenção, procuro sempre me tornar um verdadeiro amigo dos meus clientes e isso é indispensável para um bom resultado nos pedidos perante o INSS e perante a justiça.
Enfim, se você chegou até o meu blog ou de alguma forma me encontrou pelo buscador da internet, imagino que você está com alguma dúvida previdenciária e, por mais que meu blog tenha te auxiliado de alguma forma, ainda assim o atendimento presencial é indispensável para o bom esclarecimento da sua dúvida e para o melhor alcance de resultados, portanto, conte sempre com seu advogado.
Comentários
Postar um comentário