Pular para o conteúdo principal

A famosa revisão da vida inteira

Um dos aspectos mais interessantes do direito previdenciário é que de tempos em tempos surgem novas oportunidades de revisões de benefícios ou até mesmo a ampliação das possibilidades de concessões de benefícios a uma série de segurados em decorrência de decisões judiciais acerca da aplicabilidade de determinadas normas.
Em geral, quando tais decisões viabilizam novas ações judiciais, via de regra elas são derivadas de julgamentos de tribunais de instâncias superiores, tais como o Superior Tribunal de Justiça e as Turmas Nacionais de Unificação e decorrem de julgamentos em casos repetitivos, que por sua natureza, fazem com que até o seu julgamento final, a tramitação de outros processos envolvendo a mesma matéria seja suspensa.
Um desses casos foi julgado no fim de 2019 pelo Superior Tribunal de Justiça, trata-se do tema 999, que discutia a possibilidade de aplicação da regra definitiva de cálculo de benefício (renda média inicial) conforme enuncia o artigo 29, I e II da Lei 8213/1991 (80% dos maiores salários de todo o período contributivo) quando mais benéfico do que a regra de transição criada pelo artigo 3º da Lei 9.876/1999, que trata da utilização dos 80% maiores salários de contribuição a partir de julho 1994.
Ou seja, o julgamento do tema 999, ficou popularmente conhecido como a revisão da vida inteira, pois possibilitou aos aposentados que já estavam vinculados a previdência social antes de 26 de novembro de 1999 revisar suas aposentadorias de forma a incluir no cálculo de benefício todas as contribuições realizadas ao longo de suas vidas.
Todavia, é sempre necessário lembrar: cada caso é um caso! 
A revisão da vida inteira nem sempre é benéfica, sendo necessário analisar juntamente com o Segurado aposentado se no seu caso concreto realmente tal possibilidade trará melhorias, além disso, é necessário observar critérios como a data de concessão do benefício e também o prazo decadencial para a possibilidade de pedido da revisão de aposentadoria.
Por fim, faz-se necessário destacar que atualmente (01/2022) a revisão da vida inteira está em discussão perante o STF, tema de repercussão geral 1102. Assim sendo, todos os processos que envolvem tal discussão estão sobrestados aguardando a decisão do STF.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem sou e mais detalhes sobre o blog

Inicialmente acredito que seja importante para os leitores do blog e também para os clientes em potencial que me encontraram pela busca em sites de pesquisa, saberem um pouco mais sobre eu e sobre o blog.        Atualmente sou servidor público municipal e exerço a advocacia concomitantemente.        Após iniciar a vida prática na advocacia, percebi a necessidade de me especializar em uma área jurídica, dessa forma, desde o inicio me interessei e me identifiquei com o Direito Previdenciário. Assim sendo, conclui a pós graduação em Direito Previdenciário e do Trabalho pelo IEPREV e desde então venho exercendo a advocacia especializada em tais áreas, sobretudo com foco na advocacia previdenciária.        Um ponto interessante e relevante sobre minha personalidade para aqueles que já me conhecem e para os que estão procurando mais informações sobre seu novo advogado é que procuro sempre jogar para vencer, sou muito competitivo e...

O Blog rendeu VLOG

Olá pessoal!  Essa é mais uma das postagens que faço em modelo bastante informal e tentando manter a proximidade e contato com todos que me acompanham.  De uns tempos para cá adaptei as publicações do BLOG ZEPREV para o formato VLOG, ou seja, ao invés dos assuntos aqui discursados ficarem restritos tão somente ao texto escrito, optei por divulgar o pequeno conhecimento que possuo também no formato de vídeos. Atualmente os vídeos da série Vlog ZEPREV estão sendo divulgados quinzenalmente por meio do meu instagram, disponível para acesso em:  INSTA DO ZEPREV  e aos poucos estou compartilhando os vídeos também no meu linkedin:  Linkedin do ZEPREV Nesse ponto faz-se relevante mencionar desde logo que o meu instagram não é uma rede social voltada apenas para o âmbito profissional, lá realmente compartilho a minha vida pessoal, minhas aventuras, minhas alegrias e em alguns momentos até mesmo minhas tristezas. Já se passaram alguns meses desde o último artigo postado a...

Aposentadoria da pessoa portadora de deficiência: dicas e regras atuais

Conforme falado no último Vlog, a aposentadoria da pessoa portadora de deficiência ainda é um assunto que gera muitas dúvidas para os Segurados que se encontram em tal condição. Um dos aspectos mais relevantes relacionados a tal forma de aposentadoria se encontra justamente no fato de como comprovar a qualidade de pessoa portadora de deficiência e, consequentemente, comprovar o tempo de exercício de atividade profissional enquanto PCD. Dessa forma, sem sombra de dúvidas, a forma mais simples e segura de se comprovar o exercício de atividades laborativas destinadas a PCD se consolida na apresentação das anotações da carteira de trabalho, ou seja, é extremamente relevante que as pessoas que pretendem e precisam se aposentar como portadoras de deficiência, tenham atenção para exigir de seus empregadores o correto registro em suas carteiras de trabalho. Nesse ponto, faz-se interessante observar que a correta anotação da carteira de trabalho e também a disponibilização e o preenchimento de ...